O nome já se refere que a norma requer um padrão.
Existe um acordo mundial de 188 países, no qual estes 188 países se reúnem e decidem juntos os direcionamentos das normas. Um direcionamento que resulta em um padrão, se tornando assim um padrão internacional.
A norma vem até para o Brasil para nós, certificadoras e afins, em inglês e traduzirmos para o português. A norma é INTERNACIONAL, porém ainda existe profissionais que acreditam que a norma seja brasileira e deve conter apenas o selo do local.
Existe um acordo mundial. Ao qual todos os países se respeitam.
Essa gestão tem que seguir estes padrões, e os padrões são internacionais, o selo não tem que ser apenas de um país.
O selo pode ser de qualquer país. O importante e essencial é ter o selo de acreditação, que faz parte do acordo mundial, como o IAF, se caso o contrário, não possui validade.
O IAF – International Accreditation Forum é o órgão internacional que regula um tratado denominado acordo de reconhecimento mútuo (Acordo Mundial). Regula as atividades dos organismos de acreditação.
Apenas certificações de produtos precisam ter o selo respectivo do país, pois o produto é comercializado dentro do país. Como por exemplo no Brasil, produtos fabricados e comercializados no Brasil precisam de um sele específico do país que estão, para serem certificados.
Gostou do Conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!
Comentários